Deputado Estadual Antonio Mentor 13199 é MAIS

Carreta de brinquedo com jingle faz sucesso nas ruas

   Rose Mary de Souza
   Portal Terra - Direto de Campinas

   Em época de campanha, é quase impossível não notar os cabos eleitorais em Americana, município com cerca de 200 mil habitantes na região de Campinas, no interior de São Paulo. Além dos santinhos, adesivos e moças com bandeirolas ao vento, o que mais chama a atenção, no entanto, é um caminhão de brinquedo sonorizado com os jingles da campanha de um candidato a deputado estadual pelo PT.

   O veículo construído em madeira, plástico e metal, tem cerca de um metro de comprimento e pesa cerca de 15 quilos. Se locomove puxado por um cordão. A "carreta" gera som por meio de um MP3, que fica escondido dentro da carroceria. Ali estão quatro alto-falantes, duas cornetas e dois twitters que, ao contrário do site de microblogs, proporcionam um agudo a mais na sonoridade.

   Para alimentar a potência de perto de 100 decibéis, capaz de ser ouvido por vários quarteirões, o sistema foi acoplado a uma bateria elétrica, comum em qualquer carro. Já para suportar o peso dos equipamentos foram instaladas rodas de patins.

   O técnico em nutrição Aroldo Garcia, 24 anos, é o "motorista" do curioso veículo. Para conduzir e manobrar a carreta, Garcia disputa espaço na via pública com os automóveis, fugindo das calçadas com pavimento rebaixado e irregular. As vantagens de pilotar a carreta são inúmeras, segundo ele.

   "Se precisar, basta dar uma carga na bateria, só isso. Dá para ficar ligado das 8h às 22h sem parar", garante Garcia, que já levou sua "carreta" para os municípios vizinhos a Americana devido à campanha e visita de candidatos das eleições majoritárias.

   "As pessoas interagem, algumas perguntam sobre o caminhãozinho, outros fazem piadas divertidas, do tipo 'voltou pra infância', e a mulherada até vem conversar", afirma. Segundo Garcia, os adversários do candidato para o qual faz campanha torceram o nariz, mas depois elogiaram a originalidade em substituição a um caminhão de verdade que necessitaria de mais recursos financeiros.

   A dona de casa Luciana Almeida Pontes, 48 anos, conta que se surpreendeu com a novidade. "Eu não acreditei quando os meus netos falaram que na cidade tinha um carrinho que tocava música. Agora sei que é verdade". O vendedor de seguros Luiz Claudio Fonseca, 32 anos, afirma que, desta forma, o candidato consegue ser ouvido. "Para chamar mais a atenção, falta só um controle remoto (para aumentar o som)".

   Sonho de moleque

   A ideia da carreta sonorizada é do aposentado Francisco Silva, 68 anos, mais conhecido como "Seo Chiquinho do PT", um dos fundadores do partido em Americana. Ele conta que desde criança sonhava em ser um caminhoneiro e dirigir uma carreta pelo País inteiro.

   "Um dia acordei com uma ideia e dei a dica a um marceneiro que fez o primeiro caminhãozinho de madeira com aparelho de fita cassete dentro. Foi um sucesso na época. Até chegar a esse agora, mais moderno, né?", conta orgulhoso.

Logotipo

Redes Sociais

Twitter Facebook

© 2014 Copyright
Candidatura de Antonio Mentor
Todos os direitos reservados