Deputado Estadual Antonio Mentor 13199 é MAIS

Deputado Antonio Mentor participa de Jantar na Igreja São João Batista em Carioba.

Um dos locais que mais identificam a história de Americana é o bairro de Carioba. Eventos aconchegantes, receptivos que estão se tornando obrigatórios para os Americanenses. Aqui reproduzimos um pouco da história par aos interessados.

fonte 

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fábrica de Tecidos Carioba


Fábrica de Tecidos Carioba S.A. foi uma indústria têxtil sediada na cidade paulista de Americana. Fundada em 1875 peloimigrante confederado William Pultney Ralston associado aos irmãos fazendeiros Antonio e Augusto de Souza Queiroz, atingiu seu apogeu na administração da família Müller, ganhando projeção em todo país. A indústria foi comprada pelo Grupo JJ Abdallaem 1944 e encerrou suas atividades em 1976. Foi a primeira indústria da cidade de Americana, sendo de importância fundamental para seu desenvolvimento econômico. Atualmente a região de Americana é a maior produtora de tecidos planos de fibras artificiais e sintéticas da América Latina, sendo responsável por 85% da produção brasileira nesse setor, empregando 30 mil pessoas em 600 tecelagens e 1,2 mil confecções.1

 

Fundação

A Fábrica de Tecidos Carioba foi uma das primeira tecelagens paulistas, fundada em 1875 na Fazenda Salto Grande, hoje Carioba, em Americana. Foi fundada pelo engenheiroconfederado William Pultney Ralston associado aos irmãos fazendeiros Antonio e Augusto de Souza Queiroz.

Em 1884, a tecelagem é adquirida pelos irmãos ingleses Clement e George Willmot, que a ampliaram, fazendo algumas melhorias, e iniciaram a construção da Vila Operária. Também foram eles que em 1889, a batizaram como Fábrica de Tecidos Carioba, palavra que em tupi significa "pano branco". Após a abolição da escravatura, em 1888 os irmãos ingleses, que também eram proprietários da Fazenda Salto Grande, ficaram endividados com o Banco do Brasil, e acabaram falindo em 1896, passando a fábrica por umhiato de cinco anos, até ser leiloada em 1901.

Logotipo

Redes Sociais

Twitter Facebook

© 2014 Copyright
Candidatura de Antonio Mentor
Todos os direitos reservados