Deputado Estadual Antonio Mentor 13199 é MAIS

Assembleia promove exposição de crianças desaparecidas

Com apoio da Liderança do PT, a Assembleia Legislativa de São Paulo promove esta semana em seu Hall Monumental a Exposição Fotográfica Itinerante de Crianças Desaparecidas. O evento pode ser visitado até a próxima sexta-feira, dia 9. A iniciativa é dos deputados estaduais do PT, Donisete Braga e Hamilton Pereira, da entidade Mães da Sé e Fundação Criança de São Bernardo do Campo.

No Estado de São Paulo, 9 mil crianças desaparecem por ano, sendo que 3% dos casos são de subtração de incapazes. Um dado extremamente triste é que 15% dos desaparecidos nunca mais voltam para casa. Só na região do Grande ABC paulista, 596 crianças e adolescentes sumiram em 2010. No Brasil, estimativas apontam que atualmente mais de 50 mil crianças estão desaparecidas.

O desaparecimento de crianças e adolescentes é um problema que aflige muitas famílias, pelos mais diferentes motivos. As causas mais comuns são: fuga do lar, principalmente por maus-tratos, violência sexual e negligência, sequestro, subtrações, tráfico de pessoas, envolvimento com drogas, problemas de saúde, como perda de memória, entre outros.

Aos poderes públicos cabe ampliar as ações e estratégias de proteção e localização de crianças e adolescentes desaparecidos. Um passo importante foi a criação do Cadastro Nacional de pessoas Desaparecidas, hoje a porta de entrada para inserção de informações sobre pessoas desaparecidas e seu encaminhamento junto aos órgãos competentes. Há muito ainda a ser feito.



O que fazer em caso de Desaparecimento de Crianças e Adolescentes:

Registrar Boletim de Ocorrência (BO), imediatamente, na delegacia mais próxima de sua residência. Lembre-se que não há necessidade de aguardar 24 horas.


Importante:

A Lei 11.259/05, que alterou o art.208 do Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que as autoridades policiais registrem a ocorrência e iniciem imediatamente as buscas.

Levar uma foto recente da criança e fornecer à autoridade detalhes sobre a vestimenta da criança, lugares que gosta de frequentar e comportamento.

Procurar o Conselho Tutelar mais próximo.



Onde procurar ajuda:

Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DHPP)
Rua Brigadeiro Tobias, 527, 3º andar, Luz- SP
Telefones: (11) 3311-3262/3311-3543
E.mail: pessoasdesaparecidas@ssp.sp.gov.br
Disque 100
Disque 181
Polícia Militar 190
http://www.desaparecidos.mj.gov.br

Logotipo

Redes Sociais

Twitter Facebook

© 2014 Copyright
Candidatura de Antonio Mentor
Todos os direitos reservados