Deputado Estadual Antonio Mentor 13199 é MAIS

Enem confirma: educação vai mal em São Paulo

Por Fernando Borgonovi - Portal Vermelho,com informações de Folha de S. Paulo e estadao.com.br
Terça-feira, 13 de setembro de 2011


Os dados referentes a 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), publicados pelo MEC, trazem más notícias para o ensino público. As escolas públicas entre as 19500 melhores não chegam a 8%.

Embora seja uma tendência nacional, as estatísticas paulistas são ainda mais alarmantes. Considerando apenas as escolas de São Paulo, entre as 50 melhores, há um grupo constante de 14 colégios, dos quais apenas um é público.

Entre mensalidades exorbitantes (quase R$3000 o Colégio Vértice), a gratuita solitária é a Escola Técnica de São Paulo, estrela do ensino público estadual.

Mas isso não quer dizer que as escolas da elite paulista estejam em seus melhores dias. Basta dizer que entre as 10 melhores do Brasil, apenas uma é de São Paulo - o mesmo Colégio Vértice -, ao passo que três são cariocas, quatro são mineiras e duas são piauienses.

Além disso, 68% das melhores escolas da capital paulista no ENEM apresentaram queda de rendimento. O Colégio Bandeirantes, por exemplo, perdeu 7,97 pontos em relação ao exame anterior.

Os colégios alegam que o fato de universidades públicas paulistas, como a USP e a Unicamp, não aceitarem o ENEM como forma de seleção afasta alunos e, consequentemente, rebaixa as notas.

Logotipo

Redes Sociais

Twitter Facebook

© 2014 Copyright
Candidatura de Antonio Mentor
Todos os direitos reservados